Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

30 dezembro, 2009

Banner Seliga!






28 dezembro, 2009

Emissão de Carteiras de Identidades

A Casa do Empreendedor já está aceitando solicitações para emissão de carteiras de identidade. Este serviço é o primeiro a ser efetivado após a transferência das atividades da Casa do Cidadão, no North Shopping Maracanaú, para a Casa do Empreendedor. Os interessados em portar o RG podem solicitar o documento munidos de certidão de nascimento original e foto 3x4 com o fundo em branco. Se for menor de idade, a partir dos 12 anos, além dessas exigências, deve comparecer na companhia do responsável. Além da solicitação de novas identidades, a Casa do Empreendedor continua realizando a entrega de RG´s e carteiras de trabalho já solicitados na antiga Casa do Cidadão. A Casa do Empreendedor funciona das 8 às 17 horas, na Avenida 1, nº 17, dentro do Feira Center - Jereissati. Mais informações pelo telefone 3521.5820.

Prefeitura seleciona para vagas de emprego

Os maracanauenses em busca de vaga no mercado de trabalho podem começar 2010 com um emprego novo. A Coordenadoria de Trabalho e Emprego da Prefeitura de Maracanaú está selecionando vagas para assistente de contabilidade, auxiliar de escrita fiscal, costureira, farmacêutico, pintor industrial, soldador e vendedor externo. Para a vaga de farmacêutico, o requisito mais exigido é morar em Maracanaú Os interessados devem procurar a Casa do Empreendedor, dentro do Feira Center, de 8 às 17 horas, até a próxima quarta-feira. É preciso levar o original dos seguintes documentos: identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Comprovante de Endereço e currículos com foto. Somente profissionais que residem em Maracanaú podem participar da seleção. Mais informações pelo telefone 3401.8001. BALANÇO – Com três meses de funcionamento neste ano de 2009, a Coordenadoria de Vaga e Emprego captou 193 vagas de trabalho e encaminhou 380 maracanauenses para seleção de empregos.

Município em celebração

Maracanaú comemora, nesta quarta-feira, 30 de dezembro, o aniversário de 30 anos do Conjunto Industrial. A programação terá início às 15 horas, quando o prefeito Roberto Pessoa, em caminhada junto com os moradores, saindo da Lagoa do Mingau, entregará 15 ruas do bairro totalmente asfaltadas, a Praça Feliz Idade e uma alameda. O Prefeito assinará também a ordem de serviço para cobertura da quadra Manoel Moreira Lima. A partir das 16 horas, a Caravana da TV Diário chegará à Lagoa do Mingau e, numa parceria com a Prefeitura de Maracanaú, serão oferecidos importantes serviços à comunidade, como emissão de Carteiras de Identidade e Profissional, corte de cabelo, bem como diversão para a criançada e torneio de futebol soçaite e de vôlei. Na área da saúde, haverá orientações sobre prevenção do câncer de mama, de doenças sexualmente transmissíveis, de saúde bucal e distribuição de material educativo, dentre outros serviços. RÉVEILLON - E a festa não para por aí. A Lagoa do Mingau vai dar espaço a uma das maiores festas do ano: o réveillon, que será um pouquinho antecipado: a partir das 21 horas do próximo dia 30, os maracanauenses poderão curtir este momento especial ao som da banda baiana Parangolé. As comemorações pelos 30 anos do Conjunto Industrial se encerram com uma grande queima de fogos.

16 dezembro, 2009

1º Salão de Territórios

Técnicos da Assessoria de Agronegócios e da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Maracanaú e do escritório local da Ematerce participam do I Salão Estadual dos Territórios do Ceará, que se encerra hoje, 16, no Hotel Oásis Atlântico Imperial, em Fortaleza. O evento tem como objetivo avançar nas políticas de desenvolvimento rural sustentável com abordagem territorial. O Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial, desde 2003, estão estimulando a constituição de territórios para aprimorar o desenvolvimento no campo. Em 2009, foi lançado o Pacto Social pela Territorialização do Ceará, que visa implantar 13 Territórios no Estado, que hoje estão em processo de institucionalização.

Atendimento adomiciliar de saúde

O Hospital Municipal Doutor João Elísio de Holanda – HMMc de Maracanaú está ampliando o Programa de Internação Domiciliar para melhor atender seus usuários. O programa é uma extensão do tratamento médico aos pacientes que podem ser acompanhados em casa. Em geral, são vítimas de doenças cardiológicas, diabetes tipo 2, acidentes vasculares celebrais, neoplasia, artrose, e que já estiveram internados no Hospital. O acompanhamento é realizado de acordo com a necessidade de cada paciente, que recebe a visita de uma equipe de multiprofissionais. Está constatado que a recuperação dessas pessoas é mais rápida, tendo em vista que contam, ainda, com o carinho e atenção dos familiares.

15 dezembro, 2009

Prefeitura realiza limpeza

Maracanaú está se preparando para o V Natal de Brilho. Além de uma decoração toda especial montada para o período natalino, a Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano reforçou os trabalhos de limpeza, que incluem capinagem, polda de árvores, roço, limpeza e pintura de meio fio, além da retirada de rampas de lixo e entulhos. Segundo a coordenadoria de Limpeza Pública, a ação tem por objetivo, ainda, amenizar os possíveis transtornos com o período chuvoso que se aproxima e evitar focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

V Natal de Brilho

Um cortejo com grupos artísticos, pelas ruas do Centro de Maracanaú, abrirá o V Natal de Brilho, amanhã, 16, a partir das 17 horas. O desfile sairá da Praça do Banco do Brasil, com o Papai Noel chegando ao Município em carro do Corpo de Bombeiros, e, em seguida, sendo recepcionado pelo prefeito Roberto Pessoa, na Praça da CDL, no Jereissati. Este local está recebendo decoração especial, com palco para apresentações, Casa do Papai Noel, barracas de alimentação e artesanato, além de árvore de Natal gigante. A programação artística noturna do Natal de Brilho 2009 também começa nesta quarta-feira, às 18h30min, com espetáculo do Grupo Garajal, seguido das seguintes apresentações: cantora Jéssica; Corais das Águas e Vozes de Outono; espetáculo Soldadinho de Chumbo; e Lapinha Cantada. Os eventos de Natal prosseguem até o dia 25 de dezembro.

Edital para Contratação Temporária.

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania - SASC, está com inscrições abertas para contratação temporária de profissionais de nível médio e superior, com habilidades específicas. Ao todo, 14 vagas estão sendo disponibilizadas para os cargos de assistente social, auxiliar administrativo, pedagogo, psicólogo e sociólogo ou antropólogo. Os profissionais serão contratados por seis meses, com a possibilidade de ter o contrato renovado pelo mesmo período, cumprindo carga horária semanal de 40 horas. Os salários chegam R$ 1.756,47. Os interessados deverão inscrever-se, gratuitamente, na Coordenadoria Administrativa Financeira da SASC, situada no Centro Administrativo, na Av. II, número 150, no Jereissati I, em Maracanaú. Mais informações por meio do telefone 3521.5052. O edital de seleção está disponível no endereço eletrônico www.maracanau.ce.gov.br.

09 dezembro, 2009

Quebra-Cabeça Seliga.

Clique e Arraste.





04 dezembro, 2009

Vagas de empregos.

A Prefeitura continua selecionando profissionais para assumir, de imediato, vagas em empresas recém-instaladas em Maracanaú. Estão sendo selecionados assistente de contabilidade, auxiliar de escrita fiscal, costureira, eletricista industrial, pintor industrial, soldador e vendedor externo. Os interessados devem procurar a Casa do Empreendedor, no Feira Center, até 17 horas desta sexta-feira, 28. É preciso levar o original dos seguintes documentos para efetivação de cadastro: identidade (RG), CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Comprovante de Endereço e currículos com foto. Somente profissionais que residem em Maracanaú podem participar da seleção. Mais informações pelo telefone 3401.8001.

PREVEST de Maracanaú.

O cursinho Pré-vestibular de Maracanaú – Prevest Jovem, criado pela Prefeitura em 2008, está comemorando a aprovação de 58 alunos na primeira fase da UFC, entre 120 inscritos. Em funcionamento há apenas dois anos, o Pré-Vestibular já computa vitórias importantes. Em 2008, 36 alunos foram aprovados em diversos cursos e em várias instituições de nível superior. Em julho de 2009, foram 8 os alunos do cursinho aprovados no vestibular do IFCe - antigo Cefet. Agora, na primeira fase da UFC, 58 conseguiram passar em 27 cursos diferentes como Administração, Engenharia de Energias e Meio Ambiente, Ciências Sociais, Direito e Engenharia de Teleinformática. Mantido pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria de Juventude, o Prevest Jovem é ministrado pelo Instituto Coração de Estudante e oferece turmas em seis bairros – Jereissati, Pajuçara, Novo Oriente, Novo Maracanaú, Mucunã e Siqueira. São 400 alunos, matriculados a cada ano, egressos das escolas públicas do Município.

População em Concursos de Presépios e Poesia.

O V Natal de Brilho de Maracanaú estimula uma participação maior da população com dois concursos simultâneos. Até o dia 19 de dezembro, estão abertas as inscrições para o V Concurso de Presépios. Para participar, é necessário residir em Maracanaú, não trabalhar na Fundação de Cultura e preencher uma ficha cadastral com RG e CPF. A comissão julgadora visitará as residências onde se encontram os presépios inscritos. O julgamento ocorrerá de 17 a 19 de dezembro. Os três ganhadores serão conhecidos no Dia de Natal – 25 de dezembro. Nesta data, os cinco melhores presépios serão expostos em uma tenda, na Praça da CDL. Os valores dos prêmios variam de R$ 800 a R$ 1.200. Já no dia 11 de dezembro, na Secretaria de Educação, estarão abertas as inscrições do III Concurso de Poesias Natalinas para alunos das escolas municipais, estaduais e do Centro de Línguas de Maracanaú. A entrega dos prêmios ao vencedores será feita também no dia 25. As premiações variam de R$ 350 a R$ 700.

25 novembro, 2009

Escolha dos Delegados para Conferência Estadual.

Maracanaú elegeu seus oito delegados para representar o Município na Conferência Estadual das Cidades, que acontece em março de 2010. A eleição ocorreu na última sexta-feira, 20, no Centro de Treinamento do Sesi, durante a 4º Conferência da Cidade. Participaram da eleição 120 delegados como representantes da sociedade civil e do poder público. Entre os delegados eleitos, pelo poder público, estão: Andrerson Rafael Cavalcante Nunes, da Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano; Nauriello Almeida de Andrade, da Secretaria de Juventude; Raimundo Wagner Silva Moreira, da Fundação de Cultura; e como suplente Élio Magalhães, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os representantes dos sindicatos foram: Maria Helena Maia Alves, do Sindicato dos Auxiliares de Odontologia; e como suplente José Augusto César Costa Mesquita, do Sisma. Entre os empresários, foram eleitos: Pedro Marcos Rosa Daniel, da CDL; e Cláudio Henrique Viana de Oliveira, da Empresa Daferro S/A, como suplente. Os movimentos populares terão como titulares Antônio Evandro Ferreira Nogueira, da Associação dos Moradores do Alto Alegre, e Glailton de Sousa Faustino, da Acobeja, tendo como suplentes Maria Alves dos Santos, da Associação Time Bom de Bola, e Jacinto Araújo da Silva, do Morhan. As entidades acadêmicas serão representadas por Antônio Cleumi do Nascimento Campos, da União dos Estudantes Maracanauenses - UEM.

Dívidas do IPTU são perdoadas.

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da lei 1.485 de novembro de 2009, perdoou os créditos tributários devidos referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU, ocorridos em 2004. Esses créditos serão remitidos em 31 de dezembro de 2009. No entanto, existem duas condições para que o contribuinte tenha direito a esse benefício: o valor do tributo não pode ser superior a R$ 200 por cada inscrição municipal do imóvel; não ter sido pago o imposto até 31 de dezembro de 2009.

Maracanaú supera 40 Mil Vagas.

O volume total de empregos com carteira de trabalho assinada, em Maracanaú, aumentou 11,5% de 2007 para 2008, passando de 35.951 para 40.104 vagas. Esse resultado positivo está no balanço divulgado, recentemente, pelo Sistema Público do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Os setores da atividade econômica que tinham maior estoque de empregos formais em 2008 eram a indústria de transformação, com 24.984 vagas, seguida pelo comércio, com 5.100 postos formais, administração pública, com 4.870, e serviços, com 4.460. A construção civil dispunha de 439 oportunidades com carteira assinada, o setor de extrativismo mineral contava com 132 ocupações, a agropecuária com 65 e os serviços industriais de utilidade pública respondiam por 54 empregos. Em relação às ocupações com maiores estoques de vagas formais, tiveram destaque operador polivalente da indústria têxtil, profissão de 3.317 maracanauenses, operador de linha de produção, com 2.463 trabalhadores, professor de nível superior do ensino fundamental, com 1.856 vagas, auxiliar de escritório em geral, com 1.413 oportunidades, e vendedor do comércio varejista, cujo número de inscritos no cadastro do MTE contabiliza 1.230 profissionais. A remuneração média dos trabalhadores formais de Maracanaú estava em R$ 930,31 em 2008.

24 novembro, 2009

Dia do Palhaço.

O Dia do Palhaço será comemorado em Maracanaú com várias atividades culturais. A festa acontecerá no próximo dia 10 de dezembro, com shows no Centro Cultural Dorian Sampaio. A população poderá assistir gratuitamente apresentações de vários artistas, a partir das 9 horas. No período da tarde, com início às 16 horas, acontecerá um Cortejo Cultural. A saída será na Praça do Banco Brasil com a chegada ocorrendo na Praça da CDL. A programação contará com a participação de 100 palhaços. A Fundação de Cultura de Maracanaú e o Grupo Garajal estarão juntos coordenando o evento, que celebra ainda o Dia da Declaração dos Direitos Humanos.

Maracanaú: Merenda Escolar.

A Secretaria de Educação – Seduc e a Assessoria de Agronegócios concluíram um levantamento sobre a atual situação da produção agrícola municipal. O balanço da safra disponível será divulgada amanhã, 25, em reunião a partir das 9 horas, no prédio da Seduc. A partir deste cálculo, a proposta é abastecer as escolas públicas municipais com hortaliças e frutas da agricultura familiar de Maracanaú. Inicialmente, serão beneficiadas as creches conveniadas e a Escola Indígena do Povo Pitaguary. A medida é parte da Lei N° 11.947, segundo a qual a merenda escolar deve receber, no mínimo, 30% de alimentos oriundos da agricultura familiar. O projeto, previsto para iniciar no próximo ano letivo, será a garantia de alimentos mais saudáveis para os estudantes e uma maior incentivo à comercialização local dos produtos orgânicos da Zona Rural da Cidade.

23 novembro, 2009

Programa Se Liga conquista prêmio nacinal

O Programa de inclusão digital “Se Liga – Construindo a Cidade Digital” é um dos vencedores do Prêmio A Rede 2009. O Se Liga foi agraciado na modalidade Terceiro Setor, na categoria organização da sociedade civil. Ele disputou com 200 projetos inscritos na terceira edição do Prêmio. A premiação nacional é promovida pela Momento Editorial, que publica a Revista A Rede. A publicação é considerada referência editorial na área de inclusão digital no país. Uma matéria publicada na Revista, intitulada “Formando Cidadãos em Espaços Públicos”, destaca que Maracanaú conquistou a sua cidadania digital com a ampliação do número de telecentros de dois para 33 espaços. Em três anos, foram aproximadamente R$ 1 milhão de investimentos, sendo R$ 250 mil com verbas do Ministério das Comunicações. Os recursos são revertidos em benefícios educacionais para população. Nesse período, mais de 26 mil pessoas foram atendidas em oficinas e cursos diversos. Até 2010, a Prefeitura planeja chegar a 88 telecentros em escolas municipais e associações comunitárias. O Programa é uma parceria da Prefeitura com o Instituto Idear. Cerca de 90% dos recursos investidos são dos cofres municipais.O Programa de inclusão digital “Se Liga – Construindo a Cidade Digital” é um dos vencedores do Prêmio A Rede 2009. O Se Liga foi agraciado na modalidade Terceiro Setor, na categoria organização da sociedade civil. Ele disputou com 200 projetos inscritos na terceira edição do Prêmio. A premiação nacional é promovida pela Momento Editorial, que publica a Revista A Rede. A publicação é considerada referência editorial na área de inclusão digital no país. Uma matéria publicada na Revista, intitulada “Formando Cidadãos em Espaços Públicos”, destaca que Maracanaú conquistou a sua cidadania digital com a ampliação do número de telecentros de dois para 33 espaços. Em três anos, foram aproximadamente R$ 1 milhão de investimentos, sendo R$ 250 mil com verbas do Ministério das Comunicações. Os recursos são revertidos em benefícios educacionais para população. Nesse período, mais de 26 mil pessoas foram atendidas em oficinas e cursos diversos. Até 2010, a Prefeitura planeja chegar a 88 telecentros em escolas municipais e associações comunitárias. O Programa é uma parceria da Prefeitura com o Instituto Idear. Cerca de 90% dos recursos investidos são dos cofres municipais.

20 novembro, 2009

Vagas abertas para curso de Vigilante


A Secretaria de Recursos Humanos e Patrimoniais – SRHP da Prefeitura de Maracanaú está realizando, até o próximo dia 3 de dezembro, no Departamento de Treinamento da Prefeitura - Detre, no Sesi da Pajuçara, um curso de capacitação para cerca de 200 vigilantes do Município. As aulas abordam temas como técnicas de segurança, prevenção e combate a incêndios, comportamento e ética no trabalho e os perigos relacionados ao uso de álcool e drogas. O curso conta com a parceria do Corpo de Bombeiros, Alcoólicos Anônimos – AA e Narcóticos Anônimos – NA. Os 200 vigilantes foram divididos em quatro turmas de 50 alunos cada, que assistem as aulas nos períodos da manhã ou da tarde.

Festival de Culturas de Maracanaú

A diversidade cultural de Maracanaú será projetada dos muros da escola para o palco da cidade. Começa hoje, 20, e prossegue neste sábado, 21, o II Festival de Arte e Cultura das Escolas Públicas, onde 46 unidades de ensino se apresentam no Centro Cultural Dorian Sampaio. Nos dois dias de evento, das 8 às 17 horas, a programação conta com exibições culturais e esportivas. Haverá 17 mostras teatrais, 46 números musicais, além de exposições fotográficas, em tela, desenho e grafite. Nas atividades esportivas, os estudantes demonstram habilidades nas lutas marciais e capoeira. Na entrada do Centro Cultural, também será montada a Feira de Artesanato, com tema e produtos de Natal. Nesta edição, são esperadas cerca de 3 mil pessoas da comunidade escolar e público em geral. O Festival é a oportunidade de reunir várias manifestações culturais presentes no Município, valorizadas nas oficinas promovidas pelos programas Escola Aberta e Mais Educação.

19 novembro, 2009

Africanidade

Africanidade:Continuação

Novo sistema é implantado nos Hospitais

O Hospital Municipal Doutor João Elísio de Holanda está realizando curso interdisciplinar para profissionais da saúde. O tema abordado é Acolhimento com Classificação de Risco. O objetivo é implantar na unidade um novo sistema de atendimento mais humanizado, priorizando os casos graves, nas emergências adulto e infantil. O funcionamento será por meio de fichas com cores diferenciadas, indicando o estado do paciente.

18 novembro, 2009

Exportações em alta

As empresas exportadoras de Maracanaú mostram que superaram a crise econômica e retomaram seus negócios internacionais, mesm08o diante do câmbio desvalorizado. As exportações de Maracanaú somaram US$ 11,34 milhões somente no mês de outubro e já atingiram US$ 104 milhões no acumulado de 2009, conforme dados divulgados hoje, 18, pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Foram comercializadas 61,9 mil toneladas de produtos, com destaque para tecidos, couros, eletrodomésticos da linha branca, produtos semi-manufaturados de ferro e aço, além de peças para veículos. Os principais compradores foram Argentina, Peru, Estados Unidos, Venezuela, Itália, Bolívia, Holanda, México, Angola e Paraguai.

17 novembro, 2009

Maracanaú implanta uma ação contra violência

O sistema de vídeo-monitoramento de Maracanaú começa a funcionar no próximo dia 27. Os postes que receberão o fibramento ótico, além das câmeras, estão sendo implantados, como informou o comandante da Guarda Municipal, Coronel Castelo. Os containers para implantação da Central de Monitoramento estão sendo montados e os guardas responsáveis pelo sistema recebem treinamento. Apesar de a segurança ser de responsabilidade do Governo Estadual, o prefeito Roberto Pessoa está atento à questão e já adotou diversas ações no combate à violência. Entre elas, Rondas Escolar e da Saúde, Ciclopatrulhamento, além da construção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas - AD, no Distrito de Pajuçara. Outra iniciativa importante foi a implementação da Cultura de Paz no Município, motivo de discussões, trabalhos e até edição de um livro sobre o assunto, em toda a rede escolar. Numa parceria com o Governo Estadual, Maracanaú é beneficiado com o Ronda do Quarteirão em 100% do seu território.

16 novembro, 2009

Gestores discutem Plano de Segurança Pública


O Gabinete de Gestão Integrada de Combate à Violência, em Maracanaú, reúne-se, no próximo dia 20 de novembro, às 9 horas, no auditório da Assessoria de Defesa Social, no bairro Novo Maracanaú. Durante o encontro, serão discutidos a implantação do Plano Municipal de Segurança Pública e o funcionamento da Central de Monitoramento de Câmeras. O Grupo de Gestão foi criado pelo prefeito Roberto Pessoa, por meio de Decreto, com objetivo de articular as ações na área de segurança, realizando o acompanhamento e orientação de todas as atividades no combate à violência, através de consenso, sem hierarquia, por parte dos integrantes que compõem a Segurança Pública nas esferas Municipal, Estadual e Federal.

13 novembro, 2009

Entrega de Fardamento a Agentes.


A Prefeitura de Maracanaú entrega, amanhã, 13, às 8 horas, no Teatro do Centro Cultural Dorian Sampaio, o fardamento dos 140 agentes de endemias. Os kits são compostos por botas, pares de meias, calça, jaqueta e uma bolsa de lona. O novo fardamento permitirá aos profissionais, que têm forte atuação no combate às endemias em todo o Município, melhor apresentação junto à população maracanauense.

12 novembro, 2009

Maracanaú é Premiada.

maracanaú
A Prefeitura de Maracanaú recebeu a “Medalha Honra ao Mérito O2”. A premiação é o reconhecimento pela implementação do Programa Protocolo de Maracanaú e a proposta de criação do Condomínio Industrial. A entrega ocorreu em cerimônia realizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, incluída na programação do Encontro Intercontinental sobre a Natureza, que se realiza no Centro de Convenções. ESTANDE- O prêmio pode ser justificado também pela variedade de idéias e projetos expostos no evento, dentro do espaço Maracanaú Sustentável. Nele, é possível o visitante conhecer mais sobre o Protocolo de Maracanaú, Agenda 21, Remar, dentre outros. Os artesãos maracanauenses, qualificados pela Prefeitura, também expõem seus trabalhos em areia colorida, bolsas e pulseiras, bem como objetos produzidos pelos índios Pitaguary. Além disso, móveis feitos de garrafas PET podem ser conferidos no estande.

20 outubro, 2009

Dia das Crianças








23 setembro, 2009

O que é um Telecentro e para que serve?




Telecentros são espaços com computadores conectados à Internet banda larga. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população. Cada Telecentro possui um Conselho Gestor, formado por membros da comunidade e eleitos pela mesma, que ajudam os funcionários na fiscalização e gestão do espaço. É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.

Combater a exclusão digital é o objetivo central dos telecentros. Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população brasileira e inseri-la na sociedade da informação, para assegurar a preservação de nossa cultura com a construção de sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao nosso cotidiano, qualificar profissionalmente nossos trabalhadores, incentivar a criação de postos de trabalho de maior qualidade, afirmar os direitos das mulheres e crianças, para um desenvolvimento tecnológico sustentável e ambientalmente correto, aprimorar a relação entre o cidadão e o poder público, enfim, para a construção da cidadania digital e ativa.

De acordo com o Censo 2000 do IBGE, apenas 10,6% dos domicílios brasileiros têm computadores. Tudo indica que o Brasil tem 13,6 milhões de usuários de Internet (7,74% da população do país), segundo dados de maio de 2002. Argentina, Chile, Peru e Uruguai, países com populações menores que a brasileira, têm um percentual maior de usuários de Internet - 10,38% na Argentina, 20,02% no Chile, 10,73% no Peru e 13,61% no Uruguai.

O Estado que apresenta o maior grau de inclusão digital é o Distrito Federal, e o menos incluído é o Maranhão. Entre os mais incluídos temos ainda: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Já entre os menos incluídos estão o Piauí, Tocantins, Acre e Alagoas. Vemos que a média educacional mais alta entre essas dez unidades da Federação é a do Distrito Federal: nove anos de estudo e a renda mais alta: R$ 2.255,00 em média. Este dado confirma não só a importância da educação na geração de renda, como a importância de ambas variáveis na inclusão digital. Por outro lado, devido as características do processo econômico-social brasileiro é nítido que mesmo nos Estados mais ricos existe um enorme grau de exclusão digital, como ocorre nas periferias das grandes cidades e em áreas como o Vale do Ribeira (SP) e a Baixada Fluminense (RJ).


Serviços de atendimento (telecentro x sociedade x cidadão)


O espaço do Telecentro, além de ser um ponto de presença do governo, é um ponto de referência da comunidade, portanto, o trabalho de recepção e atendimento ao cidadão é fundamental.

O cidadão é a razão do funcionamento do Telecentro, portanto tem total prioridade. Deve ser atendido tão logo chegue à unidade e encaminhado para as atividades. Não deve haver filas nem aglomeração de pessoas no Telecentro. A organização do local deve ser impecável, de tal forma que não atrapalhe a programação. Porém, deve-se tomar o cuidado de garantir que todas as pessoas sintam-se bem atendidas e confortáveis.

O serviço de atendimento de um Telecentro deve ser tratado como excelência, por isso cada funcionário deve ser devidamente treinado e qualificado ao atendimento ao cidadão usuário de um telecentro. Os telecentros também podem servir como espaço para discussões sociais e locais por exemplo, devendo o funcionário ser devidamente treinado para lhe dar com esta diversificação de funcionalidade do espaço.

O cidadão deve ser respeitado como cidadão e não somente como mais um usuário, nos locais no qual os telecentros devem ser instalados cito grandes periferias e áreas carentes, os cidadãos em sua maioria já são excluídos e portanto o atendimento deverá ser feito de forma a agregar e estimular a volta daquele mesmo cidadão para o uso posterior.

Existem oficinas nas quais poderão ser realizadas conforme o entendimento da sociedade e decisão do Conselho Gestor, inclusive em seu dia e horário de funcionamento, o que por ventura poderá acarretar desagrado a alguns usuários, mas todos os funcionários deverão saber contornar e solucionar a situação conforme aprendido em seu curso de capacitação e seminários.

A melhor forma de manter o ambiente tranqüilo e as atividades bem encaminhadas, é através do atendimento imediato de cada cidadão após a sua chegada ao telecentro.

Formação e capacitação dos funcionários


A formação tem como base criar uma rede de aprendizagem em inclusão digital e Software Livre, comunicação comunitária e gerenciamento coletivo, além do programa descrito abaixo. Um Telecentro deve ter, no mínimo, um coordenador e um monitor. O coordenador cadastra os usuários, organiza as filas, orienta o uso do espaço. O monitor ministra os cursos de informática básica e de orientação essencial para a navegação na Internet.
Ambos devem ser escolhidos entre moradores da comunidade. Devem ser contratados e remunerados pela entidade responsável.

Tanto o coordenador quanto o monitor deverão receber cursos de:

  • Manutenção de micro-computadores;
  • Sistema Operacional GNU/Linux;
  • OpenOffice.org;
  • Navegação e pesquisa na Internet;
  • Cidadania digital e governos eletrônicos;
  • Gerenciamento e manutenção de Telecentros;
  • Assinatura digital e GnuPG;
  • História da sociedade da informação;
  • Didática de ensino informacional.

Importância do Acesso à Internet no Telecentro


A maior rede de computadores do mundo é tão importante para um telecentro quanto livros são para uma biblioteca, é uma forma do cidadão excluído interagir com o cidadão incluído, com o poder público, enfim com o mundo exterior, a comunicação via internet hoje é tão importante para o conhecimento quanto o rádio e a televisão, e com rapidez por vezes maior do que revistas e jornais, entendemos que um computador desconectado da internet serve apenas como uma maquina de calcular, uma maquina de escrever e um fliperama.
Oferecer acesso à internet em um telecentro é possibilitar que um estudante de ensino fundamental de uma escola pública tenha acesso às pesquisas e estudos de várias universidades é disponibilizar para este mesmo estudante os acervos das principais bibliotecas e museus do mundo, é oferecer a um desempregado que tenha onde escrever seu currículo e inclusive enviá-lo sem custo algum, além de diversas outras utilidades.

Porque não se deve pagar pelo uso do Telecentro ?


Entendendo a inclusão digital como política pública e o Telecentro como um equipamento público de responsabilidade da esfera governamental para uso da população do entorno, com as mesmas características de um posto de saúde, uma creche, um centro de assistência e etc, deve ter seu produto (inclusão digital) universalizado e acessível para todos os habitantes. Os cidadãos já arcam com impostos nos quais devem ser revertidos em benefícios para a própria comunidade, a exclusão digital é um destes desafios a serem superados. O cidadão que porventura não paga seus impostos, neste caso, por não ter condições ou justamente para estar tão profundamente excluído e marginalizado a ponto de não usufruir de princípios elementares de dignidade humana e sendo assim carece do amplo atendimento e assistência do estado, obviamente, não apenas em inclusão digital. Sendo assim, um telecentro não é gratuito, são os recursos de contribuições e tributos revertidos diretamente para o atendimento da população. Nesse sentido, transformar a inclusão digital em política pública, consolida no mínimo quatro pressupostos:

  • Primeiro: é o reconhecimento que a exclusão digital amplia a miséria e dificulta o desenvolvimento humano local e nacional. A exclusão digital não se trata de uma mera conseqüência da pobreza crônica, mas torna-se fator de congelamento da condição de miséria e de grande distanciamento das sociedades ricas.
  • Segundo: é a constatação de que o mercado não irá incluir na era da informação os extratos pobres e desprovidos de dinheiro. A própria alfabetização e escolarização da população não seria massiva se não fosse pela transformação da educação em política pública e gratuita. A alfabetização digital e a formação básica para viver na cibercultura também dependerão da ação do Estado para serem amplas ou universalistas.

  • Terceiro: a velocidade da inclusão é decisiva para que a sociedade tenha sujeitos e quadros em número suficiente para aproveitar as brechas de desenvolvimento no contexto da mundialização de trocas desiguais e, também, para adquirir capacidade de gerar inovações.

  • Quarto: é a aceitação de que a liberdade de expressão e o direito de se comunicar seriam falácias se fossem apenas para a minoria que tem acesso à comunicação em rede. Hoje, o direito à comunicação é sinônimo de direito à comunicação mediada por computador. Portanto, trata-se de uma questão de cidadania.

O que é uso livre ?


O uso livre dos equipamentos é a única forma do cidadão aprender a utilizar tecnologia, suprindo suas necessidades e deve ser entendido como uso múltiplo. Os cidadãos poderão imprimir documentos, enviar mensagens eletrônicas, consultar sites governamentais e não-governamentais, fazer pesquisas escolares, acessar sites de entretenimento, usar jogos eletrônicos, entre outras possibilidades. Somente será vetado o acesso aos sites pornográficos, aos que incitam atividades criminosas, que pratiquem discriminação racial, religiosa, de gênero ou preconceito de qualquer natureza.

Inclusão Digital é Sinônimo de Software Livre


Para que a inclusão digital seja economicamente sustentável e vinculada ao processo de autonomia tecnológica nacional, deverá utilizar plataformas abertas e não-proprietárias. O simples fato de desenvolver softwares livres é um elemento de afirmação de nossa cidadania, de nossa inteligência coletiva, de redução da dependência tecnológica e do pagamento de royalties ao Primeiro Mundo. A essência do software livre reside em quatro liberdades que seus usuários devem exercer:

  • Liberdade de executar o programa para qualquer propósito;
  • Liberdade para estudar o programa e adaptá-lo às suas necessidades, ou seja, de ter acesso ao seu código-fonte;
  • Liberdade de redistribuir suas cópias originais ou alteradas;
  • Liberdade para aperfeiçoar o programa e liberá-lo para benefício da comunidade.

O Plano de Inclusão Digital e Alfabetização Tecnológica aprofunda a visão da educação entendida como prática social transformadora da sociedade. A reflexão crítica da sociedade e da mundialização será utilizada para fomentar práticas criativas de recusa de todos os sentidos da exclusão social, inclusive de sua feição tecnológica e concentradora de conhecimento em círculos fechados do Primeiro Mundo. Por isso, o uso do software livre é uma decisão política-educacional.

28 junho, 2009

Biografia de Eleazar de Carvalho: O maestro.


Eleazar de Carvalho nasceu em iguatu, ceará, em 28 de junho de 1912. Recebeu seus primeiros ensinamnetos musicais na marinha, onde fez parte da Banda dos Fuzileiros navais.logo ingressou na escola nacional de música formando-se com distinção em todos as matérias, inclusive canto e composição e foi nessa época que compôs duas óperas:"O Descobrimento do brasil" e "Tiradentes".

Sua formação foi ministrada por sergei Koussewitzky, que por sua vez a recebeu diretamente de Missouri.No Brasil foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Sinfônica de Recife, Sinfônica da Paraíba, e diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Trouxe para o Brasil o modelo do Festival de Tanglewood, onde foi professor de regência por dezessete anos, e o aplicou com sucesso no Festival de Inverno de Campos do Jordão, Gramado (RS), João Pessoa (PB) e Itu (SP).
Faleceu em São Paulo no ano de 1996. Diversos prêmios e semanas comemorativas foram criados em sua homenagem no Brasil e nos Estados Unidos.

Em Itu foi criada a Associação dos Amigos do Teatro Escola Maestro Eleazar de Carvalho que mantém uma escola e um teatro construídos em homenagem a ele.

No período em que permaneceu na Orquestra Sinfônica Brasileira, entre 1942 e 1946, Eleazar de Carvalho regeu concertos e óperas de grandes autores. Viajou em 1946 para os Estados Unidos, onde se aperfeiçoou com Koussevitzky, de quem se tornou assistente. Em 1947, dirigiu a Orquestra Sinfônica de Boston, conquistando o público local não só por seus profundos conhecimentos da Sinfonia fantástica, de Berlioz, e posteriormente das sinfonias de Mahler e de Beethoven, como por sua concepção musical natural e sincera. Estreou na Europa em 1950, no Palais des Beaux-Arts, em Bruxelas. Em 1951, assumiu a cátedra de regência do Berkshire Music Center, ao lado de Leonard Bernstein.

Durante dez anos regeu a Orquestra Sinfônica de Saint Louis, com a qual apresentou mais de mil concertos. Entre 1968 e 1973 foi o único brasileiro a ocupar o cargo de regente titular e diretor artístico de instituições orquestrais norte-americanas. Após se doutorar em música pela Universidade de Washington, Eleazar de Carvalho passou a lecionar em algumas das principais universidades dos Estados Unidos. Entre seus alunos destacaram-se Zubin Mehta, Claudio Abaddo e Gustav Meier.

Formou-se também em letras e humanidades pela Universidade Hofstry, de Nova York. Eleazar de Carvalho é autor das óperas Tiradentes, A retirada de Laguna e de Sinfonia branca.

10 maio, 2009

Dia das Mães

"De: E.M.E.F. Eleazar de Carvalho".
"Para: Todas as Mães".
Ser mãe é simplismente ama...

Oferecer um amor difícil de ser explicado, mas gostoso de ser sentido.
Um amor que é, ao mesmo tempo, doação, renúncia,perdão e carinho.
Um amor que revela a verdadeira vontade de se viver.
Um amor que antes de julgar, esculta.
Um amor que não tem tamanho e nem dá para ser explicado, porque brota do caração de deus e vai diretamente para o coração das mães, para ser repartido generosamente com seus filhos.

 
Subir