03 outubro, 2008

Projeto: Escrita e Leitura

Projeto: Escrita Leitura.
Autores:
Congregação de professores da escola e Grupo Gestor.
Período:
Fevereiro a Dezembro de 2008.

1.Justificativa;
O contexto em que se encontra imenso boa parte dos Sistemas Educacionais Brasileiros sugere que o desenvolvimento da capacidade de aprende, tendo como meios básicos o pleno domínio da Leitura e da Escrita, preconizados na atual LDB, está distante de ser alcançado, haja vista que desde do inicio da década de 80 o ensino da língua Portuguesa tem sido o centro da discussão acerca da necessidade de melhorar a educação no País. No Ensino Fundamental o eixo da discussão no que se refere ao fracasso tem sido a Leitura e a Escrita.(PCN's - Língua Portuguesa. Vol. II. Pág. 19).
Em nossa Comunidade de Aprendizagem as observações realizadas em sala de aula juntamente com os professores do Ciclo Básico por ocasião do Diagnostico Inicial, constatam num primeiro momento a problemática descrita acima. As discussões travadas nos momentos do Planejamento conduziram-nos a refletir sobre as possíveis causas do descompasso na aprendizagem da Literatura e da Escrita apresentado por alguns alunos, no que se refere ao ritmo, acompanhamento dos pais ou responsáveis, dispersões no momento da Aprendizagem.
Nessa perspectiva a Comunidade de Aprendizagem da E.M.E.F. Maestro Eleazar de Carvalho propõe a implantação do Sistema de Reforço Escola intitulado Tudo que reluz é Ouro, como proposta de intervenção nas situações acima citadas supervalorizadas cada ação de conhecimento garimpado pelo aluno buscando o luzir dourado do Conhecimento.

2.Objetivos.
2.1. Objetivos Gerais;
Desenvolver atividades que reforcem a capacidade de reflexão e análise sobre o sistema alfabético de Leitura e Escrita;

2.2. Objetivos Especificos;
- Promover aulas com conteúdo especifico para a construção da base alfabética, em crianças pré-silábicas e Silábicas.
- Fazer uso dos conhecimentos sobre o sistema de decodificação e codificação da linguagem escrita;

Fotos do Evento:


0 comentários:

 
Subir