03 outubro, 2008

Projeto: Recreio Disciplinar

Projeto: Recreio Disciplinar
Período: Fevereiro a Dezembro de 2008
Responsável: Estagiários

1.Justificativa;
Encontrar no Recreio, um momento privilegiado para brincadeira, faz perceber que este é o principal momento de troca de intervenção livre entre as crianças na Escola. É incomum encontrar uma criança só, andam em grupo.
A brincadeira violenta ou agressiva costuma povoar os recreios, mas não chega a ser a regra a sim a exceção pois se a cada recreio tem uma briga , o restante das situações são de intenções harmônicas. Muitas vezes a briga costuma ser brincadeira, um faz-de-conta, que representam situações vividas ou simbolizadas. Assim, poderia se dizer que a briga ou a confusão é uma das brincadeiras do recreio, mas não a mais importante ou a única superadas as brigas as brincadeiras continua.
A briga violenta no contexto de recreio, porém, é um corte na interação lúdica. Ao observar o cotidiano escolar constata-se a reduzida possibilidade de ocorrência da brincadeira dirigida, visto que o tempo destinado a ela é muito pequeno, praticamente limita-se a aula de recreação. Se a Escola não valorizar as brincadeiras na ação educativa o mesmo não se pode dizer da criança, pois elas dão um valor incalculável. Visando este e outros aspectos ( Violência, Acidentes, Socialização, Interdisciplinaridade) foi-se necessário elaborar um projeto no qual tenta amenizar a violência/brigas, organizar e valorizar o recreio/recreação.

2. Objetivos;
2.1. Objetivo Geral;
Oferecer material adequado para desenvolver programas de orientada, levando o professor a ter consciência de que a criança constrói seu próprio conhecimento através de interação com o meio e com as pessoas que não é mais possível centrar o processo e ensino e aprendizagem, somente no Professor/Conteúdo.
Fazer a percepção da brincadeira como espaço de relações sociais de confronto entre real e fictício, nem comportamento que favorece a sociabilidade e a criação de vínculo com os referenciais de valores socioculturais de uma dada coletividade humana , em fim a brincadeira representa a assimilação de significações sociais e individuais.

2.2. Objetivos Específicos.
- Levar o professor e o aluno a estudar no espaço escolar, bem como procurar vislumbrar suas potencialidades a educação humana.
- Valorizar a imaginação e a emoção como peças fundamentais no Universo lúdico.
- Desenvolver o equilíbrio, confiança e o respeito em si e nos outros.
- Favorecer o desenvolvimento criativo e critico das criança no ato de brincar.
- Mostrar o prazer e a alegria de participar de uma brincadeira, respeito os limites de todos.

Fotos do Evento:


0 comentários:

 
Subir