24 novembro, 2008

Programação do Projeto Politico Pedagógico Escolar - PPP

PROGRAMAÇÃO DO PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO ESCOLAR – PPP

  1. OBJETIVOS
1.1. Promover a auto-estima dos alunos através do cultivo dos valores, atividades positivas de reflexão e efetividade;
1.2. Incentivar a participação ativa de pais e/ou responsáveis nas atividades promovidas pela escola ( palestras, filmes, debates e seminários) como mecanismo de conscientização;
1.3. Conscientizar os pais e/ou responsáveis da importância de sua participação na promoção do sucesso escolar de seu filho;
1.4. Promover atividades de relacionamento inter-pessoal entre alunos, professores e demais membros da comunidade escolar;
1.5. Desenvolver atividades promotoras de um clima escolar favorável ( leitura de livros, vídeos, músicas );
1.6. Propiciar aulas de campo que venham a desenvolver o conhecimento e integração entre as turmas de alunos;
1.7. Promover estratégias para aquisição de recursos financeiros que viabilizem a obtenção de volume maior de materiais pedagógicos;
1.8. Realizar mensalmente o planejamento dos projetos com estabelecimento de tempo para execução;
1.9. Realizar periodicamente “dia de estudo” para verificar o andamento e a continuidade dos projetos desenvolvidos;
1.10. Reformar as salas de aula existentes ( iluminação,ventilação, pintura)
1.11. Construir uma quadra poliesportiva para a incrementação das atividades pedagógicas;
1.12. Reformar banheiros de alunos e professores;
1.13. Criar um espaço para montar área de lazer para alunos com brinquedos educativos (parquinho);
1.14. Integrar os alunos em atividades poliesportivas e arte-educação (teatro, dança, coreografia, recreação sistematizada-dirigida e canto coral) visando o melhoramento do envolvimento destes nas atividades de outras disciplinas;
1.15. promover palestras sobre o tema auto-estima sob supervisão de um profissional da área psicopedagógico;
1.16. Capacitar professores com técnicas diversas de relaxamento para serem acrescentadas na acolhida e após intervalo;
1.17. Construir coletivamente as normas de conduta no âmbito escolar;
1.18. Construir coletiva de um instrumental de acompanhamento disciplinar;
1.19. Implantar um projeto de confecção de jogos com material reciclável; ( dama, dominó, boliche, vai-e-vem, jogo da velha, bambolê ) para utilização em horário de lazer e intervalo.

  • POLITICAS

2.1. Que o diálogo seja reconhecido como o melhor mecanismo no encaminhamento de problemas de ordem disciplinar;
2.2. Que os docentes e discentes se valham prioritariamente das normas de convivências estabelecidas coletivamente antes de encaminhar as situações disciplinares ao grupo gestor;
2.3. Que o diálogo e as atividades promotoras de relacionamento inter-perssoal sejam reconhecidas como indispensável para a manutenção de um clima escolar aprazível;
2.4. Que todos os pais e/ou responsáveis participem efetivamente das atividades promovidas no âmbito escolar;
2.5. Que todos os alunos, pais/responsáveis, professores e gestores participem ativamente nas diversas etapas de construção dos projetos pedagógicos, sendo assegurado o tempo necessário para sua idealização, implementar e efetiva;
2.6. Que haja racionalidade de todos os membros da comunidade escolar na utilização dos recursos materiais oferecidos pela escola;
2.7. Que pais e/ou responsáveis sejam sempre presentes na escola para saber como vão seus filhos;
2.8. Que os pais não passem a mão na cabeça dos filhos quando estiverem errados;
2.9. Que os pais corrijam seus filhos conversando com eles, educando-os para que não venham a dar trabalho para os professores;
2.10. Que os pais olhem diariamente o caderno dos filhos e os auxiliem a desenvolve as atividades escolares;
2.11. Que os pias não faltem as reuniões providas pela escola;
2.12. Que os pais amem seus filhos;
2.13.Que os membros do conselho escolar sejam atuantes e ajudem a gestão e professores a resolver as dificuldades pedagógicas e disciplinares da escola, juntamente com o grêmio estudantil.

  • ROTINAS

3.1. utilização racional dos recursos materiais adquiridos pela escola;
3.2. Sensibilização dos órgãos competentes para a necessidade de manutenção e ampliação da estrutura física da escola;
3.3. Elaboração de instrumental que possibilite o acompanhamento da frequência dos pais ao desempenho dos filhos;
3.4. Manter a escola limpa e organizada;
3.5. Reforçar as atividades que promovam a elevação da auto-estima dos alunos;
3.6. Manter o jornal escolar confeccionado pelos alunos, sobre os acontecimentos escolares;
3.7. Promoção periódica do festival de talentos (dança, música, desenho, pintura, poesias) com premiação;
3.8. Incentivar as atitudes protagonistas inovadoras junto as alunos como forma de trabalhar a questão disciplinar (monitorias).

  • DETERMINAÇÕES

4.1. Cumprir o regimento escolar no que se refere as questões disciplinares;
4.2. Promover oficinas com pais/responsáveis que venham a tornar conhecida as rotinas diárias de ensino-aprendizagem oferecida pela escola;
4.3. Executar os projetos em sala e fazer a culminância entre todas as turmas de uma formar unificada;
4.4. Devolver a função original das salas de aula adaptadas(vídeos, biblioteca, banco de livros) mediante a construção de novas salas;
4.5. Utilizar atividades pedagógicas que venham a desenvolver a solidariedade entre os alunos, favorecendo um convívio de respeito mútuo entre alunos, professores e funcionários, atenuado assim a questão disciplinar.

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