24 novembro, 2008

Projeto Político Pedagógico - Escolar - PPP

  • MARCO SITUACIONAL(resumo)

O mundo está vivendo a era da Globalização e do Capitalismo, onde predomina as incertezas e as dúvidas. O jogo de interesses políticos, causados pela corrupção existente, visa dominar os países mais pobres através da economia. Está situação gera competitividade entre os países, onde a mesma está sendo sentida nos países da América Latina que para se protegerem tentam se organizar economicamente formando um bloco econômico forte. Esse processo tem gerado grande confusão e crises.
No Brasil há um clima de expectativa com relação a melhoria da qualidade de vida haja vista o momento de mudanças no cenário político do pais.
A escola, tendo em vista a demanda crescente por matrículas que é superior a capacidade de atendimento atual. O que sugere o apreço da comunidade local ao trabalho desenvolvido pela instituição. A infraestrutura física e a carência de material escolar são fatores merecedores de atenção, bem como o tempo destinado ao planejamento e inovações nas estratégias pedagógicas como as Oficinas de Arte. A indisciplina, as brincadeiras violentas aliadas a falta de acompanhamento e incentivo dos pais, tem contribuído para que os alunos desenvolvam uma baixa auto-estima.

  • MARCO DOUTRINAL(resumo)
Buscamos uma sociedade mais justa, onde todos tenham oportunidades de desenvolver sua criticidade sendo capaz de intervir com autonomia, valorizando a igualdade e a justiça que prevalecem em seus ideais.
Lutaremos para que o ser humano realmente consiga sua realização plena enquanto ser humano e cidadão. Equidade de oportunidades, leis funcionais, valorização humana, participação, são nossos ideais. Temos a certeza que assim agindo estaremos fomentando uma educação de qualidade.

  • MARCO OPERATIVO(resumo)
  1. Enquanto educadores temos que refletir constantemente sobre nossa prática pedagógica, conscientizando os alunos, que eles fazem parte deste país e que a mudança na qualidade de vida é também responsabilidade deles. Levando a refletirem criticamente, tornando-os seres pensantes, não alienados, capazes de produzirem suas historias de vida, inserido-os numa sociedade mais justa e igualitária, numa perspectiva de lutas e conquistas por parte de toda a comunidade escolar.
  2. A superação das inúmeras dificuldades enfrentadas seria através do resgate de valores, como compromissos, companheirismo, responsabilidade, efetividade, justiça e equidade, procurando fazer da cidadania um exercício constante de forma que seja despertado no aluno a luta pêlos seus direitos e consciência dos seus deveres podendo assim no futuro tornarem-se cidadãos responsáveis e comprometidos.

0 comentários:

 
Subir