Pólos de Convivência

Maracanaú conta com os Pólos de Convivência em vários bairros do Município. Atividades educacionais para as crianças e jovens de Maracanaú.

Convivências Sociais Diárias

Nossos Pólos desenvolvem juntamente com as crianças, os jovens e educadores, projetos que, proporcionam a população, convivências sociais diárias.

Telecentros comunitários SeLiga!

Os Pólos de Convivência contam também com telecentros do programa de inclusão digital: O SeLiga!

Centro do Idoso

O CCI, proporciona várias atividades sociais para muitos idosos de nosso município através da Secretaria de Ação Social e Cidadania.

Máquinas com 100% Software Livre

Nossos telecentros usam em seus computadores software livre, como os sistemas operacionais e programas.

II Seminário Nacional do Programa Telecentros.BR

Realizado entre os dias 11 e 13 de Julho de 2011 em Brasília, o evento promoveu a troca de experiências entre os participantes do programa.

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Martins Rodrigues - Av. II, s/n Conj. Jereissati I - Fone: 3392-8005 / 2) Manoel Rodrigues - Av. Central nº 200 Conj. Acaracuzinho - Fone: 3392-8375 / 3) Manoel Róseo Landim - Rua Pedro Lorenço, s/n Mucunã - Fone: 3392-8540 / 4) Napoleão Bonaparte - Rua Napoleão Viana, 450 - Cágado Fone: 3392-8388

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Almir Freitas Dutra - Rua D nº 07 Alto da Bonança Pajuçara - Fone: 3392-8280 / 2) Herbert de Sousa - Av. VI nº 600 Conj. Jereissati II - Fone: 3392-8001 / 3) Casa do Empreendedor - Av. I nº 17 Jereissati I - Fone: 3401-8001 / 4) José Dantas Sobrinho - Av. Central, s/n - Novo Oriente - Fone: 3392-8173

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Liceu de Maracanaú - Rua Novo Oriente, s/n - Piratininga - Fone: 3392-8684 / 2) Rodolfo Teófilo - Rua Otávio Alves, 09 - Pajuçara - Fone: 3392-8396 / 3) Tancredo Neves - Rua 02, s/n -Conj. Novo Maracanaú - Fone: 3392-8232 / 4) Maria Pereira da Silva - Rua Juscelino de Sousa, nº 842 - Pajuçara Fone: 3392-8384

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Telecentro do Trabalhador / 2) Vinícius de Morais - Rua N, s/n - Esplanada Novo Mondubim - Fone: 3392-8050 / 3) Genciano Guerreiro - Av: XII, nº 03 -Jereissati II - Fone: 3392-8671 / 4) Genciano Guerreiro

Telecentros comunitários SeLiga!

1) Aprender Pensando - Rua Pedro Caetano de Paiva, 491 - Pajuçara - Fone: 3392-8293 / 2) Adauto Ferreira Lima - Av. do Contorno Leste, Rua 140 - Conj. Timbó / 3) Antônio Gondim - Av. Lateral sul, s/n - Fone: 3392-8275 4) Evandro Ayres de Moura - Rua São Sebastião, 341 Jardim Bandeirantes Fone: 3392-8409

Projovem Trabalhador 2010

Capacitação profissional de jovens e inserção no mercado de trabalho.

Capacitação Orientadores SEBRAE 2011

O curso foi voltado para Formar Orientadores do Curso Aprender a Empreender. A turma composta por trinta pessoas, foi ministrada pela orientadora Iandra, Sebrae-CE.

Encontro mensal dos monitores

Tem por objetivo, a troca de ideia e experiência adquiridas no telecentro.

Prêmio Conexão Cultura 2010

O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Maracanaú, o Se Liga, é o vencedor do Prêmio Conexão Cultura na categoria “Melhores Práticas de Gestão de Telecentros”. O coordenador do Programa, Wagner Araújo, recebeu o Prêmio de um laptop.

09 outubro, 2008

Lista de Cursos On-Line (Empreendedorismo)

Cursos de Empreendorismo

1. Plano de negócio - O que é e para que serve.

Obs: curso disponível !!!

Fazer com que o aluno entenda intuitivamente os primeiros conceitos de finanças necessários à elaboração e ao entendimento de um Plano de Negócios.

Carga-horária: 6 horas

Status para inscrição: aberta

Site: http://www.starta.com.br/cursos/default.asp

Instituição: Starta - Cursos de Empreendedorismo e Plano de Negócios, Softwares e Serviços.

Lista de Cursos On-Line (Informática)

Cursos de Informática

01. Hardware

Obs: curso disponível !!!

Dicas de seguranças do equipamento

Carga-horária: 3 módulos de 45 aulas

Status para inscrição: Aberta

Site:http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=13

Instituição: Curitiba Cidade do Conhecimento


02. Linux

Obs: curso disponível !!!

Conhecimento Básico em Linux

Carga-horária: 1 módulo e 7 aulas

Status para inscrição: Aberta

Site:http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=13

Instituição: Curitiba Cidade do Conhecimento


03. OpenOffice

Obs: curso disponível !!!

Conhecimentos básicos em Editor (editor de texto), Calc(planinha eletrônica)

Carga-horária: 2 módulos e 21 aulas

Status para inscrição: Aberta

Site:http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=13

Instituição: Curitiba Cidade do Conhecimento


04. Programação

Obs: curso disponível !!!

Conhecimento básico em Internet e HTML

Carga-horária: 1 módulo e 26 aulas

Status para inscrição: Aberta

Site:http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=13

Instituição: Curitiba Cidade do Conhecimento

03 outubro, 2008

Projeto: Escrita e Leitura

Projeto: Escrita Leitura.
Autores:
Congregação de professores da escola e Grupo Gestor.
Período:
Fevereiro a Dezembro de 2008.

1.Justificativa;
O contexto em que se encontra imenso boa parte dos Sistemas Educacionais Brasileiros sugere que o desenvolvimento da capacidade de aprende, tendo como meios básicos o pleno domínio da Leitura e da Escrita, preconizados na atual LDB, está distante de ser alcançado, haja vista que desde do inicio da década de 80 o ensino da língua Portuguesa tem sido o centro da discussão acerca da necessidade de melhorar a educação no País. No Ensino Fundamental o eixo da discussão no que se refere ao fracasso tem sido a Leitura e a Escrita.(PCN's - Língua Portuguesa. Vol. II. Pág. 19).
Em nossa Comunidade de Aprendizagem as observações realizadas em sala de aula juntamente com os professores do Ciclo Básico por ocasião do Diagnostico Inicial, constatam num primeiro momento a problemática descrita acima. As discussões travadas nos momentos do Planejamento conduziram-nos a refletir sobre as possíveis causas do descompasso na aprendizagem da Literatura e da Escrita apresentado por alguns alunos, no que se refere ao ritmo, acompanhamento dos pais ou responsáveis, dispersões no momento da Aprendizagem.
Nessa perspectiva a Comunidade de Aprendizagem da E.M.E.F. Maestro Eleazar de Carvalho propõe a implantação do Sistema de Reforço Escola intitulado Tudo que reluz é Ouro, como proposta de intervenção nas situações acima citadas supervalorizadas cada ação de conhecimento garimpado pelo aluno buscando o luzir dourado do Conhecimento.

2.Objetivos.
2.1. Objetivos Gerais;
Desenvolver atividades que reforcem a capacidade de reflexão e análise sobre o sistema alfabético de Leitura e Escrita;

2.2. Objetivos Especificos;
- Promover aulas com conteúdo especifico para a construção da base alfabética, em crianças pré-silábicas e Silábicas.
- Fazer uso dos conhecimentos sobre o sistema de decodificação e codificação da linguagem escrita;

Fotos do Evento:


Projeto: Recreio Disciplinar

Projeto: Recreio Disciplinar
Período: Fevereiro a Dezembro de 2008
Responsável: Estagiários

1.Justificativa;
Encontrar no Recreio, um momento privilegiado para brincadeira, faz perceber que este é o principal momento de troca de intervenção livre entre as crianças na Escola. É incomum encontrar uma criança só, andam em grupo.
A brincadeira violenta ou agressiva costuma povoar os recreios, mas não chega a ser a regra a sim a exceção pois se a cada recreio tem uma briga , o restante das situações são de intenções harmônicas. Muitas vezes a briga costuma ser brincadeira, um faz-de-conta, que representam situações vividas ou simbolizadas. Assim, poderia se dizer que a briga ou a confusão é uma das brincadeiras do recreio, mas não a mais importante ou a única superadas as brigas as brincadeiras continua.
A briga violenta no contexto de recreio, porém, é um corte na interação lúdica. Ao observar o cotidiano escolar constata-se a reduzida possibilidade de ocorrência da brincadeira dirigida, visto que o tempo destinado a ela é muito pequeno, praticamente limita-se a aula de recreação. Se a Escola não valorizar as brincadeiras na ação educativa o mesmo não se pode dizer da criança, pois elas dão um valor incalculável. Visando este e outros aspectos ( Violência, Acidentes, Socialização, Interdisciplinaridade) foi-se necessário elaborar um projeto no qual tenta amenizar a violência/brigas, organizar e valorizar o recreio/recreação.

2. Objetivos;
2.1. Objetivo Geral;
Oferecer material adequado para desenvolver programas de orientada, levando o professor a ter consciência de que a criança constrói seu próprio conhecimento através de interação com o meio e com as pessoas que não é mais possível centrar o processo e ensino e aprendizagem, somente no Professor/Conteúdo.
Fazer a percepção da brincadeira como espaço de relações sociais de confronto entre real e fictício, nem comportamento que favorece a sociabilidade e a criação de vínculo com os referenciais de valores socioculturais de uma dada coletividade humana , em fim a brincadeira representa a assimilação de significações sociais e individuais.

2.2. Objetivos Específicos.
- Levar o professor e o aluno a estudar no espaço escolar, bem como procurar vislumbrar suas potencialidades a educação humana.
- Valorizar a imaginação e a emoção como peças fundamentais no Universo lúdico.
- Desenvolver o equilíbrio, confiança e o respeito em si e nos outros.
- Favorecer o desenvolvimento criativo e critico das criança no ato de brincar.
- Mostrar o prazer e a alegria de participar de uma brincadeira, respeito os limites de todos.

Fotos do Evento:


 
Subir